Na semana passada, dia 1 de Outubro, foi realizada em Seul na Coréia uma reunião do SC34, comitê do JTC1 da ISO responsável por tratar de temas como o ODF e o OpenXML.

Nesta reunião, o Brasil foi representado pela Microsoft.

Eu e diversos outros membros de nosso comitê protestaram contra esta indicação, mas tivemos nossos protestos silenciados pelo Diretor da ABNT que além de dizer que esta prerrogativa não era nossa, ainda afirmou que a Microsoft ia custear a viagem de um representante dela e por isso estava aprovada a sua indicação.

Nos lembrou ainda que desde o início das atividades do nosso grupo na ABNT, ele nos avisa para termos um “caixa conjunto” alimentado pelas empresas, para custear despesas como esta. Como não temos o tal caixa e a Microsoft se ofereceu para pagar, teve a indicação referendada por ele (prefiro não comentar nada sobre isso, fico com dor de estômago só de lembrar deste lamentável fato). Só para esclarecer, os demais membros do comitê não indicaram membros para participar desta reunião basicamente por considerar que ela não era importante para nossas atividades.

Na semana passada, após a reunião, eu acessei o site do SC34 para ver a lista de presença e a minuta da reunião. Como sempre, nada de lista de presença, apenas uma lista resumida de decisões tomadas. Eu realmente gostaria de ver a lista de presença completa, para tirar a dúvida sobre a origem dos demais participantes (ouvi boatos de que o ocorrido na ABNT se repetiu em muitos outros países).

Gostei de ver na resolução n.10, sobre a criação de um grupo para a harmonização entre ODF e OpenXML que o Brasil, Estados Unidos e Reino Unido se posicionaram de forma muito parecida, sustentando o voto NÃO com uma justificativa similar (falta de texto final do OpenXML). Mais uma vez vamos ter que conviver com uma resposta “daquelas” da ISO.

Continuando a leitura da minuta, me deparo com um ítem nos agradecimentos, que prefiro transcrever na íntegra:

Acclamation C:

SC 34 expresses its appreciation to Microsoft Korea for sponsoring the dinner of Sept 29th.

Prefiro não escrever aqui nenhum comentário ou conclusão a este respeito, mas faço questão asoluta de ler os comentários de vocês.

São coisas como estas que geram reações como a dos membros do NB da Noruega, que simplesmente desistiram da ISO.

Fonte: http://homembit.com/2008/10/reuniao-do-jtc1sc34-na-coreia-era-so-o-que-faltava.html