(português y castellano)

-------- Mensagem encaminhada --------
De: Helius Ferreira <[EMAIL PROTECTED]>
Para: Marcelo D'Elia Branco <[EMAIL PROTECTED]>,

Boa Noite.

Quero em primeiro lugar saudar e dar meu agradecimento a todos, pelo
apoio eo valor da força transmitida no FISL por vocês ano a ano.

Vocês não vão acreditar!
E eu também ainda estou chocado..pela Noticia..que nos faz refletir.

Neste momento em Uruguai, já se está fazendo campanha de
pré-lançamento politico para as eleições em Uruguai, talvez seja essa
a causa de tudo isso..ou não. Não sei..ne?
Demorou, mas aconteceu realmente, o Governo Departamental faz
lançamento do apoio à difusão do uso de software livre que é um fator
estratégico para o desenvolvimento nacional e para a melhoria de nossa
qualidade de vida.
Com software livre a liberdade de criar e inovar é total. A maioria
dos softwares estão disponíveis na Internet a custo zero. Com o código
fonte disponível tudo o que é necessário é um pouco de conhecimento
para adequar o que existe às nossas necessidades, além da economia em
desenvolvimento de software.

Acho que os Governos Departamentais hoje estão com mais preparo do que
o Governo mesmo..no assunto do Software Livre.

Envio-lhes os endereços eletrônicos, abaixo.

PD: Peço mil desculpas pelo meu português, eu sou Uruguaio, então os
erros são comuns na escrita
Por isso não vou fazer a tradução do texto original.

Atenciosamente, Helius Ferreira.

Endereços Importantes:

http://www.montevideo.gub.uy/ti/

Texto Original en castellano

La Intendencia de Montevideo disponibiliza su software

En el marco de una política continua de apoyo y difusión a la generación de
conocimiento, en particular a través de estrategias de software basado en
código abierto (donde los programas fuente están públicamente disponibles),
la Intendencia Municipal de Montevideo, a través de su División Tecnología de
la Información ha decidido publicar como código abierto uno de sus
desarrollos: el software utilizado para la inscripción y sorteo de cupos en
los llamados realizados en los años 2006 y 2008.

Este software fue desarrollado originalmente en el año 2006, y permitió la
inscripción vía Internet, en dos semanas, de aproximadamente 140.000
personas.

Posteriormente, fue utilizado para realizar un sorteo de cupos entre los
inscriptos, en un proceso abierto, repetible y auditable, que a partir de un
número "semilla" generado por la Dirección Nacional de Loterías y Quinielas,
realizaba un ordenamiento completo de todos los inscriptos en forma inmediata
y aleatoria.

Este sorteo fue transmitido a todo el país por Televisión Nacional y
certificado por Escribanos de la Dirección General de Loterías y Quinielas y
de la Intendencia Municipal de Montevideo, para garantizar su transparencia..

Posteriormente, la Intendencia cedió su software a otros organismos públicos:
la Junta Departamental de Montevideo, el Banco de Previsión Social y la
Universidad de la República, para llamados masivos similares, los que
pudieron utilizarlo exitosamente.

En una muestra de apoyo al software libre, y como primero de una serie de
desarrollos que se liberarán en este régimen, la IMM decidió dejar este
software disponible bajo una licencia GPL (GNU Public License), que permite
su uso y modificación en cualquier proyecto basado en código abierto.

El código fuente de los proyectos está disponible en
www.montevideo.gub.uy/ti/llamados_abiertos.zip
Quienes deseen realizar consultas sobre este software (y otros proyectos
futuros de código abierto de la IMM), pueden contactarse al correo
electrónico [EMAIL PROTECTED]

Como parte de este Proyecto la Intendencia Municipal de Montevideo irá
introduciendo los mecanismos necesarios para la gestión de los desarrollos
liberados, permitiendo eventualmente el aporte de la comunidad en general.

<<< Intendente Ehrlich recibió a Jon Hall >>>
-----------------------------------Texto
Original-----------------------------------------------------

--
Quem semeia e-mails, colhe SPAM!
 "Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo

Grupo de Usuarios y Desarrolladores
Debian del Uruguay
---

--

Marcelo D'Elia Branco
Http://marcelo.softwarelivre.org

MANIFESTO EM DEFESA DA LIBERDADE E DO PROGRESSO DO CONHECIMENTO NA INTERNET
BRASILEIRA
http://new.petitiononline.com/veto2008/petition.html
assinar aqui
http://www.petitiononline.com/veto2008/petition-sign.html