2008/10/8 Laudivan Freire de Almeida <[EMAIL PROTECTED]>:
> Saudações pessoal!
>
> No próximo semestre estarei concluindo, se Deus quiser, meu curso de ciência
> da computação. E como já é sabido, devo apresentar um monografia, estou
> trabalhando no seguinte tema: A importância do uso de Software Livre no
> ensino de Ciência da Computação.
>
> A minha motivação nasceu ao longo do curso, quando fui percebendo que muitas
> matérias poderiam ser melhor aprendidas, ou estariam mais em conformidade
> com o conteúdo, se fosse utilizado SL. Tornou-se mais evidente por lá haver
> uma graande resistência ao SL por parte dos professores.

> [...]

Olá Laudivan,
(estou copiando a mensagem para a lista enec-l, mais detalhes abaixo)

Qual a sua Faculdade?

O curso de ciência da computação da UFPR é um exemplo de caso pra vc
usar. O nosso curso utiliza apenas software livre nos laboratórios
desde 1999.
Acredito que vc pode entrar em contato com os professores responsáveis
no Departamento [1] pra conversar:
Eu sou apenas estudante :-)

Fui diretor da ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação
[2] e nos últimos anos essa discussão sempre esteve presente nos
nossos Congressos que acontecem uma vez por ano.
Se no início a discussão era se os cursos de computação deveriam ou
não usar SL, hoje a polêmica maior é se esse uso deve ser exclusivo ou
não (como no caso do meu curso).
Alguns defendem que as Universidades, principalmente as públicas, não
deveriam investir recursos na compra de licenças podendo redirecionar
os gastos para a contratação de professores, funcionários,
investimento em infra-estrutra, laboratórios, etc.
Sem falar na questão de segurança, disponibilidade, manutenção, etc.
Por outro lado, uma corrente de estudantes defende que o uso de SL
deveria ser em paralelo com o uso de soft. proprietário porque assim
os estudantes poderiam conhecer os softwares de diversas áreas, não
limitando apenas aos que existem no "mundo do soft. livre".

Uma coisa que percebi nas discussões que participei é que apesar dos
estudantes terem uma voz ativa e muitas vezes forte dentro dos cursos,
quem na realidade decide ou não pelo uso de SL são os professores e os
responsáveis pelos departamentos e cursos.
De nada adianta laboratórios com dual boot se o professor exige que o
trabalho seja entregue pra rodar num soft. proprietário. Os estudantes
acabam nem entrando pra conhecer o "tal linux" porque preferem usar as
ferramentas que já estão acostumados.
Em muitos casos os estudantes reclamavam, fazem um movimento pra
tentar reverter a situação, mas os professores apoiados pela chefia do
departamento ou coordenação de curso, acaba fazendo valer a sua
vontade.

Enfim, essa com certeza é uma boa discussão e vc terá muito material
pro seu trabalho.
Nas oportunidades que tive de falar representando a ENEC em cursos de
computação principalmente nas faculdades particulares, sempre procurei
mostrar que o estudante que está preocupado com o mercado de trabalho,
deveria exigir que o seu curso utilizasse ferramentas em GNU/Linux.
Falando tecnicamente mesmo, estudantes que não conhecem GNU/Linux
estão ficando pra trás no mercado de trabalho, e infelizmente muitos
não estão percebendo isso. Está faltando mão-de-obra com conhecimento
em GNU/Linux, principalmente na área de administração de redes.

Existe uma lista de discussão chamada "enec-l" [3] que reúne
estudantes de computação de todo o pais. Sugiro que vc se inscreva
nela pra conseguir ajuda tb.

Durante o Latinoware [4] em Foz do Iguaçu vamos promover uma mesa de
discussão sobre esse tema, justamente pela importância que esse
assunto vem tendo nos últimso anos.

[1] http://www.inf.ufpr.br
[2] http://www.enec.org.br
[4] http://www.latinoware.org