2008/10/13 Marco Lima <[EMAIL PROTECTED]>:

> Me desculpe!! os profissionais que você se referiu dessa forma, estudam sim!
> e muito, e não é nada fácil ser melhor qualificado do que, como vocês do
> ENEC mesmo dizem, os excelentes profissionais graduados em cursos da área!

> Ps. Quero apenas lembrar que não estou defendendo que as os profissionais
> não devam ter formação, apenas acredito que ter formação na área não faz de
> uma pessoa um profissional, como não ter não representa que uma pessoa não
> seja um profissional. Sou contra essa onda de repressão do ENEC contra
> [...]

Marco, vc está equivocado sobre existir uma onda de repressão da ENEC
contra profissionais de outras áreas.
O que acontece é que a ENEC representa os estudantes de graduação e
pós-graduação da área de computação. Se esses estudantes entendem que
o melhor para a área é a regulamentação (seja ela de qual tipo for), a
ENEC como entidade representativa tem que acatar esse indicativo.

As decisões do último encontro nacional dos estudantes de computação
foram as seguintes:

Regulamentação da profissão: A ENEC deve realizar uma consulta sobre a
regulamentação da profissão de informática; A ENEC deve criar um grupo
de trabalho para discutir a regulamentação da profissão de TI; A ENEC
não deve defender a regulamentação da profissão com criação de um
conselho profissional; A ENEC deve se posicionar contra o projeto de
lei 0607/07, e lutar pela retirada de tramitação deste projeto; A ENEC
deve aprofundar a discussão sobre o conselho de auto-regulação
juntamente com a SBC; A ENEC não deve defender a criação de um
conselho de ética; Que a ENEC solicite a audiência pública sobre
regulamentação da profissão de informática juntamente com a SBC; A
ENEC deve compor um grupo de estudos sobre Formação e Trabalho
conjuntamente com outras executivas de cursos que discutem o tema.

Como vc pode perceber, a ENEC mudou a sua postura em relação a
regulamentação, passando a defender uma abertura ainda maior do que
ela já defendia, se colocando inclusive contra a criação de um
conselho.
Pessoalmente eu tenho minhas dúvidas se essa decisão representa de
fato o que a maioria dos estudantes de computação pensam sobre o
assunto, mas isso é outra história...

O assunto é tão complexo que é fácil perceber a diferença de opiniões
numa lista de militantes de soft. livre de uma lista de estudantes de
computação.
No meio dos estudantes, a maioria defende a regulamentação restrita,
principalmente se os estudantes forem de faculdades particulares, por
uma questão de reserva de mercado.

--
Paulo Henrique de Lima Santana
www.phls.com.br