Colegas

A questão não é a "gratuidade" do acesso aos softwares da Empresa. A questão é da autonomia tecnológica de São Paulo. Uma empresa para "capturar" um estado inteiro, o principal do país, deveria pagar e muito por isso. Serão milhões de alunos e milhares de professores(as) "adestrados" no ambiente proprietário.

A resposta adequada deveria ser a do presidente da Índia:

Presidente da Índia Contesta Bill Gates e Defende Uso de Softwares Livre
Editoria: FISL2003
30/May/2003 - 21:31

Repórter do JB Online

O presidente da Índia, A.P.J. Abdul Kalam, expressou sua vontade de que o país passe a depender menos de soluções baseadas no Windows e mais em software de código aberto, produzido localmente.

Sua declaração foi feita numa visita ao International Institute of Information Technology (IIIT), no Software Technology Park, em Hinjewadi. No seu discurso, Kalam enfatizou que "temos uma indústria de software que emprega 500 mil pessoas com a força de US$ 10 bilhões e um mercado local de US$ 2 bilhões". Segundo o presidente, a exportação de programas é responsável por 16% do total do país .

Kalam contou que, ao encontrar Bill Gates na Índia, conversaram sobre os futuros desafios na área de Tecnologia da Informação.

"Eu deixei claro que preferíamos o software livre por ser mais fácil a incorporação de algoritmos de segurança. A partir desse ponto, nossa conversa ficou difícil, já que nossos pontos de vista diferem completamente".

Durante o discurso, o presidente afirmou que "a pior coisa que pode acontecer é a Índia depender de soluções proprietárias". A declaração de Kalam é inédita, já que não se tem conhecimento de outro chefe de estado que tenha sido tão enfático na defesa do software livre. O discurso completo de Kalam pode ser lido (em inglês),

http://presidentofindia.nic.in/S/html/speeches/others/may28_2003_2.htm

Detalhe: a noticia toda foi publicada no site do Presidente da India: http://presidentofindia.nic.in/S/index.htm

Matéria completa em  http://portal.softwarelivre.org/news/1003

Veremos o resultado disso em alguns anos.

mario

Citando Ricardo Bánffy <[EMAIL PROTECTED]>:

Não me ocorreu combater diretamente a idéia, O que eu pensei foi em
encontrar formas de aproveitar o espaço e o investimento da MS para
promover, de uma forma construtiva, software livre.

A última coisa que eu queria era posar de chato.

Fora incentivar o uso de PHP com IIS, Firefox e OpenOffice no Windows,
desenvolvimento com NetBeans ou Eclipse (eu sei... Java não é kosher o
bastante para alguns de nós, mas eles lidam bem com Python e Ruby),
alguém tem alguma idéia? Alguém tem alguma idéia de como
operacionalizar isso?

Lembrando que, para não estragar a boa vontade, temos que apresentar
uma idéia de deixar isso tudo melhor apenas acrescentando coisas sem
tirar nada. Apenas seria legal neutralizar a propaganda embutida
nisso.