O caso de sucesso do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) será apresentado nesta quarta-feira, dia 22/10, na Espanha e no Equador. As duas apresentações acontecem, respectivamente, na IV Conferência Internacional de Software Livre de Málaga http://www.opensourceworldconference.com/ e no Congresso Internacional de Software Livre e Democratização do Conhecimento http://www.ups.edu.ec/portal/page/portal/congresosl . Os dois eventos ocorrem durante esta semana nas cidades de Málaga, na Espanha, e de Quito, no Equador.

O gerente de projetos, Cláudio Machado, que participa do evento no Equador, avalia que será uma grande oportunidade para aproximar iniciativas na área de tecnologia da informação brasileiras com as dos governos sulamericanos. Na opinião do gerente, as soluções brasileiras podem atender demandas similares dos países da América do Sul. Cláudio também vai abordar no evento os padrões de interoperabildiade do governo federal, a E-PING.


Na cidade de Málaga, durante um dos maiores eventos de Software Livre da Europa, a experiência do Software Público será destacada como um dos casos de sucesso da América Latina. Além da apresentação sobre o funcionamento do Portal do Software Público Brasileiro, prevista para o terceiro dia do evento, também serão realizadas reuniões com as empresas andaluzas e com representantes governamentais da Europa para tratar de ações de compartilhamento e colaboração de software livre.

O Portal do Software Público é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. Para o coordenador do portal, Corinto Meffe, a iniciativa do governo brasileiro tem chamado atenção de outros países. “Fomos convidados para eventos na China, Portugal, Angola e agora Equador e Espanha. O interesse de outros países demonstra o indeditismo da nossa experiência.” Meffe destaca ainda que o Programa das Nações Unidas tem interesse em replicar a iniciativa do software público em outros países.

A experiência do Software Público Brasileiro também será apresentada, ainda neste ano, em eventos na Argentina e França. O Portal conta com mais de 27 mil usuários, 17 soluções disponibilizadas e aproximadamente 110 prestadores de serviços já cadastrados.

No evento do Equador será destacado também o Portal do Mercado Público Virtual (www.mercadopublico.gov.br). O espaço é coordenado pelo Programa das Nações Unidas (PNUD), em parceria com a SLTI, e foi organizado para facilitar o acesso aos prestadores de serviço para as soluções públicas e livres que se encontram no Portal do Software Público. A intenção é fortalecer o contato entre o usuário que demanda por determinada solução e a oferta de serviços.

Fonte: Portal do Software Público Brasileiro
http://www.softwarepublico.gov.br/web/one-entry?entry%5fid=6899153
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a