Olá Kov e demais,

O que me preocupa é que eu só sei desse problema por ser palestrante -
me parece que participantes não foram devidamente informados do
problema, e muitos certamente portarão notebook.

Eu não tenho certeza de que vou achar minha nota fiscal, muito embora
meu notebook tenha sido comprado numa loja, num shopping aqui perto de
casa, então acho que seria importante nós termos uma alternativa =).

O procedimento já foi acertado. tenho certeza de que não postaram nada aqui graças a correria final para a organização do evento. Com o intuito de ajudar os amigos latinos que não falam (nem lêem) português, terminei servindo de "tecla SAP", e nesse processo terminei tendo uma posição oficial da Organização do Latinoware: o procedimento para entrar e sair de Itaipú será a mesma adotada em qualquer prédio do Governo, ou seja, serão anotados dados do visitante e dados de seu equipamento para conferência na saída.

O que a Organização sempre deixa claro é que os critérios de fiscalização da Polícia Federal no combate ao contrabando, na saída de Foz do Iguaçu, costuma ser bastante rígido e o fato de não ter a nota fiscal do seu notebook pode lhe causar problemas com essa fiscalização. Algo sob o qual a organização não tem nenhum controle.

Lembro sempre do caso de um amigo que foi a Foz e na saída, no aeroporto, o fiscal ou agente da PF (não sei ao certo qual dos dois) encrencou com o "Pen Drive" que ele levava pendurado ao pescoço. As explicações para explicar o porque dele não ter a Nota Fiscal foram desde, "o Pen Drive pertence à empresa na qual trabalho", até. "como assim não acredita? Olhe o logotipo impresso no produto!". Infelizmente, se não me falha a memória, o Pen Drive terminou retido, ou seja, o amigo perdeu o aparelho.

Por outro lado, eu estive no Latinoware ano passado e não fui incomodado nenhuma vez. Não me pediram a Nota Fiscal de nada.

Sorte? Destino? :-)

Espero ter sido elucidativo.

Abraço,

Outro