O "em tese" é importante.

Alguém me explique, por favor, por que é justo que um grupo escolhido
receba um benefício específico? Por que estudantes e idosos têm
direitos que outros cidadãos não têm? Que eu não tenho? Eu fiz algo de
errado ao me formar? Cometo um pecado por ter 40 anos?

Não seria mais justo se todos pagassem os mesmos preços, independente
de cor, sexo, idade, religião, preferência sexual, condição
socio-econômica, e profissão?

Não é essa a questão aqui, mas não seria mais justo acabar com isso de uma vez?