On Nov 10, 2008, "Pablo Sánchez" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> A única coisa que fica mais lenta mesmo com ela é flash... e a placa
> de video dele não permite nenhuma aceleração 3D,

Minha maior preocupação com relação a esse computador é a placa de
vídeo.  Não conhecia a tal VIA Unichrome, e tive receio de que os
drivers ou especificações ainda não houvessem sido publicados, apesar
da movimentação da VIA em direção à maior abertura e respeito aos
consumidores e clientes.  Mas vejo que há projetos de Software Livre
para o desenvolvimenmto de drivers.  Você tá usando com que, VESA ou
driver específico?  Livre ou não Livre?  Funciona bem com monitor
externo?  Modo dual (mesma imagem nos dois), contínuo (imagens
diferentes em ambos), essas coisas?

Vi que a rede sem fio é Atheros, o que significa que roda redondinho,
sem precisar de driver ou firmware não-Livre, pelo menos se estiver
com uma versão 2.6.27 do Linux-libre, ou as 2.6.26.* pra Freed-ora
(que incluem os backports).

Parece, assim como o eeepc, uma máquina que não exigiria a instalação
de qualquer software não-Livre pra usar todas as suas funcionalidades.
(Lamentavelmente, pelo que posso ver, a BIOS das duas é proprietária,
mas vamos avançando nessas coisas também)

O outro inconveniente desse, pelo que pude ver, que acabou me levando
a decidir por um eeepc com WiFi Atheros (*), é que a memória é
limitada a 512M, soldada na placa mãe.  Com meus folders monstruosos,
não conseguiria rodar nem o Gnus no Emacs em modo texto, pra ler
e-mail direito com isso.

(*) Se quiser seguir a onda, cuidado, os modelos 901, 1000 e 1000h
usam WiFi Ralink, que exige Software não-Livre.  O 1000hd, 900 e as
variantes 70* aparentemente são todos WiFi Atheros, 100% Livre.  Se
tudo der certo, o meu chega amanhã.  Já estou baixando a última versão
da distro FREEEEE pra instalar nele.

Mas aí, também, é necessidade especial e artificial minha.  A bateria
mais curta e a menor comunidade ativa também foram fatores que levei
em conta.  Tem *muita* gente que se preocupa com Software Livre que se
encantou com o eeepc, a ponto de criar distros 100% Livres específicas
pra ele, como a disponível em freeeee.org ;-)

Agora, se minha filha se encantar com um notebook pequenininho, como
aposto que vai, vou acabar providenciando um proview desses pra ela
(se funcionar direitinho com software 100% Livre, claro), que dá conta
do recado tranqüilo.

free{};

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/