> Subsídios extras:
>
> http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/092008/04092008-22.shl
>
> "PF cria software para vigiar P2P. BRASÍLIA - Aplicativo desenvolvido
> pela PF visa identificar quem troca material pedófilo."

Qualquer um que compartilha arquivos nessas redes P2P está disposto a trocar
dados com anônimos e correr o risco de um desses anônimos ser uma autoridade. O
que a PF fez foi apenas hackear o emule pra organizar os IPs de pessoas que
estavam compartilhando arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil. Um
programador razoável, com os fontes do software (que é livre) e alguma
motivação poderia fazer o mesmo e encaminhar as denúncias. Esse "subsídio
extra" na minha opinião não tem nenhum valor no debate. Se tiver dúvida sobre
este software procure por EspiAmule nos anais do ICCyber 2007.

> http://idgnow.uol.com.br/mercado/2008/09/23/microsoft-e-pf-estendem-parceria-de-combate-a-pedofilia-para-o-rj/
>
> "A parceria se dá por meio do programa CETS (Child Exploitation Tracking
> System),  ferramenta criada por investigadores que, com apoio da
> Microsoft, auxilia nas operações relacionadas à pedofilia. A idéia é que,
> além da PF, outros órgãos policiais do país possam ter acesso à
> ferramenta."

O CETS nada mais é do que um fork do MS Share Point pra organizar os
procedimentos de investigação das autoridades. Um tipo de Request Tracker
provavelmente com mais bugs.

Sobre a declaração do delegado, é uma das milhares de opiniões sobre o assunto,
nada mais. Um Senador diria que ainda considera a pena baixa. Outro Senador
diria que o correto seria a pena de morte. Um delegado Federal diria que a PF
não perderia tempo com alguém que não tenha mais de 1TB de vídeos
comprovadamente compartilhados há mais de 1 ano. IMO, nenhuma delas deveria ser
publicada aqui com a autoridade que foi dada. O cuidado que se deve ter é o de
não transformarmos as opiniões em puro FUD, seja por má fé ou ignorância mesmo.
Isso é prejudicial pra todo mundo.

Abraços,

--
Tiago Bortoletto Vaz