É no mínimo temerário um agente público fazer um acordo com uma empresa sem
estabelecer algumas condições. Deveria haver um processo licitatório para
garantir a livre concorência, além de estabelecer algumas condições para a
prestação do serviço.

Por exemplo:
A solução deve utilizar padrões abertos.
Garantir que qualquer sistema operacional consiga acessar o sistema e todas
as suas funcionalidades.
Confidencialidade dos dados, e por ai vai.

Já o fato de os professores estarem dentro do mesmo pacote acho uma tremenda
irresponsabilidade.  Só não é pior que uma outra matéria que li, onde um
coronel do exército brasileiro afirmou que o exército iria usar o gmail como
correio letrônico.

http://www.planoeditorial.com.br/ti_governo/ed_ant/206/destaque7.shtml