na linha das analogias, tá rolando um debate estranho em Amsterdam:

http://outraagricultura.blogspot.com/2008/12/estranho-debate.html

***

Na semana que vem, em Amsterdam, Holanda, haverá um estranho debate
sobre soja transgênica. O foco é criar o que o organizador, o
Development Policy Review Network (DPRN), chama de "common sense", que
em inglês pode significar tanto "senso comum" quanto "bom senso".

[...]

Como defensor de idéias ditas "radicais", fiquei pasmado ao ver que o
debate é apoiado por Soridaridad, organização que promove comércio
justo, e WWF, uma das maiores organizações ambientalistas do mundo.

Esta configuração de debate passa algumas mensagens contraditórias e
nada democráticas. Não se trata de um debate construtivo, ao meu ver,
mas sim a fixação de um paradigma perigoso, de que não existe a
possibilidade de um mundo sem transgênicos.

***

Será que com a desculpa de debater a interoperabilidade,
também não se está fixando um paradigma de que
não pode haver um mundo sem softwares proprietários?

--
Fabianne Balvedi
GNU/Linux User #286985
apropriação das tecnologias de informacão e comunicação
(tics) para o fim da violência contra as mulheres <<