Vou dar a minha opinião não sabendo se vou ajudar ou atrapalhar no assunto.
O modelo de negócios da MS atualmente é claramente inverso ao modelo de negócios do SL.
Enquanto o SL tudo é aberto a MS tudo é fechado apenas para as suas tecnologias neste caso são modelos opostos.
Isso fica claro quando ela só faz os seus produtos para sua plataforma não respeitando nenhum outro SO seja ele SL ou SP.
Então, a meu ver, se ela quiser "entrar" no mundo SL ela tem que mudar radicalmente todo o seu modelo não apenas maquiar.
Outras empresas como IBM, SUN, Google  fazem soluções para multiplos SL incluindo Linux. Neste caso eles ainda podem estar longe de compreenderem a viabilidade do SL mas já estão a meio caminho. Talvez 50%.
Neste caso, a meu ver, 50% pode ser melhor do que nada. Mas como fazer para que todas cheguem a 100%? Será que somos responsável por este modelo de viabilidade? Será que temos que ser mais radical considerando que todas são do mal até que se sejam "purificadas"? Devemos usar soluções com problemas na empresa mesmo que soluções mais ou menos livres estejam a disposição e sejam melhores? Quem é "do mau" e quem é "do bem"?
Estou a 4 meses tentando colocar SO GNU/Linux no meu notebook mas só consegui até agora o mandriva que é considerado por muitos uma solução não tão livre. A culpa é minha?

Marcus