Bom,

a essa altura, eu pelo menos já cansei de entrar em lojas de departmentos,
circular nas estantes de cadgets eletrônicos: celulares, GPSs, DVRs e
etc..carregados com o que eu chamo de "Linux pirata" ,  e ninguem perto de
mim entender.

O fato é que para a imensa maioria desses aparelhos, o fabricante não
disponibiliza o código fonte e as ferramentas necessárias para compilalar os
vários progrmaas e instala-los no aparelho.  E dos que o fazem, ainda ha uma
parcela que alega que disponibilzair o código fonte é o suficiente, mesmoq ue
o código fonte gere  um binário sem assinatura criptográfica necessária para
que seja executado no dispositivo (a chamada TIVOlização - uma violação
brutal ao espírito da GPL v2.0 ).

Bom, a Free Softwrae Foundation está se movendo num ato histórico contra a
CISCO que tem usado ilegalmente vários programas sob as licenças GPL em seus
roteadores.

O anúncio da ação está aqui:
http://www.fsf.org/news/2008-12-cisco-suit

Vale lembrar que empresas como a CISCO e outras que usam ilegalmente o código
são as mesmas empresas que se encontrarem violações das EULAs de seus
programas proprietários vão querer processar os infratores - não estamos
falando da máfia chinesa de pirataria de DVDs nem do pessoal do comércio
informal que tem sua banquinha n a "feira do Paraguai".

        js
        -><-