Como é uma obra autoral, a GPL em si tem seu uso (como instrumento de
licenciamento) regido pelo direito autoral.

Assim, o direito de uso da GPL ou outra licença de software poderia, em
princípio, exigir como contrapartida alguma forma de co-autoria da obra
a ser por ela licenciada (como exigem, por exemplo, alguns projetos para
a inclusão de contribuições na sua base de código).

Porém, a GPL é uma licença livre (não há tal condição para seu uso) para
licenciar softwares livres (qualquer autor pode usá-la para licenciar
sua obra sem contrapartida para o titular de direitos da licença -- a
FSF)