2008/12/26 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>:

> Por isso mesmo alguns dizem "copyleft: all wrongs reversed".

beeeeem melhor! o próprio RMS nos respondeu que, após ler
a frase do Gregory Hill no Principia Discordia, pensou por um minuto
e preferiu esta forma, que confunde menos com domínio público.
O problema é que nenhum lugar na rede divulga isso, divulga-se
só a outra forma que acho bem mais problemática,
inclusive citando que ele a escolheu também:

http://en.wikipedia.org/wiki/All_rights_reversed

> Eu costumo explicar copyleft como "para todos, os direitos Preservados".
> Fica até bacaninha em inglês: "copyleft: for all, rights Preserved"
>

> É só lembrar que o que o copyleft inverte não é o direito de copiar, mas
> sim o poder de exclusão que está implícito no termo direito [exclusivo]
> de copiar, que é o que copyright significa.

o problema maior não somos nós, já politizados no assunto, porém ainda
um tanto confusos quanto a forma de divulgação. O problema maior é
quem nunca ouviu falar (maioria da população) e não tem nada pra lembrar,
e aí a primeira associação que vem é a de que o que se reverte são os direitos,
e não a exclusão, que sequer está citada na frase que vem a seguir.

por isso "free as in freedom" funciona: pq diz de cara a que veio:
pela liberdade.

mas "copyleft: all rights reversed" parece somente dizer *tudo* ao contrário",
ou seja, nenhum direito fica reservado.

por isso, fica aqui meu desejo para 2009:
que todos os errados sejam revertidos! :o)

abraços,

//fabs

--
Fabianne Balvedi