Só para informar, estive em Cuba em julho de 2007.

Na época, a primeira turma de Engenharia da Computação da Universidade de
Havana estava se formando. Tomei conhecimento disso através do canal do
governo, aonde deram grande destaque, inclusive com a presença do Raul
Castro, que discursou e talz.

No entanto, fui a Universidade de Havana e lá conversei com alguns alunos,
sobre vários assuntos, dentre eles, informática e internet. Chegaram a me
perguntar se nas universidades brasileiras tínhamos internet à vontade.
Fiquei com vergonha de dizer que tínhamos internet à vontade em casa :S.
Devido a política local de cerceamento da informação do governo cubano, não
liberando acesso à internet para todos por exemplo, somando o embargo
americano, o desenvolvimento deles tornar-se complicado, pois precisam da
presença local de outros profissionais, nesse caso, os venezuelanos.

Caminhar com as próprias pernas ainda está longe do cubano.

Abraço

Umberto