Acho que vocês estão exagerando. Há problemas em todos os lados. Estamos
falando de ser humano, e sempre quando falamos dele, problemas acontecem.

Rafael está certo quando fala que esquecemos nossos erros e apenas olhamos
os erros do vizinho, nesse caso Cuba.
Hoje somos reféns do capitalismo. Quem não tem dinheiro não tem direitos.

Mas também está errado. O governo cubano persegue e perseguiu milhares de
cidadãos, por simples diferença de pensamentos e idéias. Estive lá em 2007 e
vi com meus próprios olhos. Não vai achar isso no google, pois não há
imprensa da forma que conhecemos em Cuba, ou seja, não temos informações
alguma sobre o que realmente acontece lá. Che foi realmente um sanguináro.
Duque de Caxias foi também. Não tem comparação nenhuma a ser feita.

Como escreveu Platão na República, sistema de governo ideal seria a
Aristocaria, aonde os mais sábios deveriam governar, caso o ser humano fosse
"virtuoso".

Discutir sobre isso é igual a futebol. Tudo tem lado bom e ruim.

Se fosse para eu escolher, seria a democracia, pois a falta de liberdade me
assusta. O cubano não pode pescar, mesmo morando em uma ilha. Apenas os
barcos do governo podem o fazer. mas talvez o cara da favela aqui no Brasil
talvez não ache isso ruim, se tiver a certeza de comida (mesmo que ruim e
pouca) todos os dias na sua mesa.

Umberto