2009/1/9 rafael <rafaelcro...@gmail.com>:

> Vamos aos fatos então. Me de o nome de um torturado me Cuba...
> Não adianta fechar uma janela? Porque temos nomes e fotos de centenas de
> torturados pelos EUA, seja em Guantanamo, seja em Abu Graib. Temos
> centenas de nomes de palestinos torturados por Israel. Temos uma lista
> de 400 pessoas que a PM de SP matou em uma semana após os ataques do PCC.

De novo a falácia. Aqui é ruim, portanto, lá é bom.

> Aceitem o desafio, arrumem o nome de uma pessoa torturada pelo governo
> Cubano... Uma só... E não adianta dizer que um cara que ta preso por
> servir de agente dos EUA esta torturado só por estar preso, isso é como
> dizer que o Dantas foi torturado porque quiseram algemá-lo...

Eu posso pedir uma lista ao governo cubano, mas duvido que ele
coopere. A ausência de uma lista muda alguma coisa? É justo você ser
preso por falar mal do governo?

Existem muitas formas de tortura. Ser obrigado a viver sob um estado
policial, fingindo estar feliz quando não se está sob pena de ser
preso, certamente é uma delas.

http://thereport.amnesty.org/eng/regions/americas/cuba tem algumas
referências interessantes.

Já sei: a Anistia Internacional faz parte da conspiração estadunidense
contra Cuba.

> E quanto as comparações, aqui é ruim lé é bom, isso é falácia?

Sim. "aqui é ruim, portanto lá é bom" é uma.

> Só temos
> parâmetros para julgar comparando.

Não. Há valores absolutos. Você ser preso por pensar diferente é
errado. E eu não troco isso por um prato de comida.

> Cuba não é um paraíso em um mundo
> paradisíaco. É uma trincheira a 100 km dos EUA, que resolveu as
> encessidades básicas de seu povo, mesmo com um bloqueio desumano... E
> pese todas as dificuldades, a situação d eCuba é a melhor dos países
> latino americanos...

Você já foi preso por falar mal da polícia do Rio? Em Cuba, você iria. ;-)

> E aqui, não existe ditadura?

Faz um tempo já. Eu lembro de leis que foram julgadas
inconstitucionais e, por isso, perderam seu valor. Também votei pra
presidente em 2006, se bem me lembro. Meu candidato não foi eleito,
mas democracia é assim mesmo.

> Leiam o que o Golbery, um dos ideologos da
> ditadura, escreveu sobre a transição a essa nossa pseudodemocracia, que
> é uma ditadura midiática...

E tem gente que fala mal da Veja... Lixo ideológico de direita vira
material de referência, mas só quando convém?

> Quanto a pergunta inicial de tudo? O que fazer com uma banda de apenas
> 65mb que foi o que os EUA autorizou... Esta errado primeiro garantir
> internet em todos hospitais e escolas? Alguem conhece o projeto de
> biblioteca médica virtual de Cuba (feito em SL)?

Faz um cabo submarino com a Venezuela passando por águas
internacionais. O que os EUA vão fazer? Parar de comprar óleo e
sustentar Chavez?

> Quanto aos cubanos fugindo de Cuba, porque a diferença de tratamento?
> Porque os milhões de mexicanos, brasileiros, etc que vão aos EUA o vão
> por migração econômica, e porque os cubanos são considerados refugiados?

Porque mexicanos e brasileiros não são correm o risco de serem presos
por falar mal de seus governos.

> Outra coisa, lave bem a boca antes de chamar o Che de bandido. Bandido
> sim foi o Duque de Caxias que destrui um país irmão o Paraguai. Mas isso
> não deve te entristecer, afinal, o que seria de nós se o Paraguai não
> fosse um grande mercado de muamba onde compramos eletronicos mais barato?

Falácia de novo. Duque de Caxias era ruim, portanto precisa lavar a
boca antes de falar de outro bandido. Eu lá falei bem do Duque de
Caxias?