On Jan 10, 2009, "Marcelo D'Elia Branco" <marc...@softwarelivre.org> wrote:

> - mas eu aprendi com amigos do movimento negro de Porto: "Negro é raça
> e preto é cor"

Acima de tudo é uma questão lingüística e cultural.

Por exemplo, se em inglês você chama alguém de nigger, é um termo
altamente agressivo.  Black (o mesmo que a cor negra) já foi o termo
recomendado; African-American (afro-americano) também já foi; etc.

> Se chamarmos os negros ou afro-descendentes de "Preto" deveríamos também
> chamar os orientais de amarelos,

De fato, o fazemos.

> os indús de marrons,

Isso eu nunca vi.

> os europeus e descendentes de brancos

Ué, por quê?  Não são só os albinos que têm pele branca?

Europeus era pra ser rosa clarinho :-)

> os primeiros americanos de vermelhos

Isso já vi.

Agora, de verdade, achar que cor da pele diz alguma coisa sobre o
caráter de uma pessoa, sobre sua cultura, sobre sua capacidade, sobre
sua honestidade, etc, pode até ter algum fundo estatístico dentro de
grandes populações, por razões históricas, sociais e culturais, mas, a
partir da estatística, pressupor que um indivíduo tem as tais
características é preconceito.

Achar que cor da pele afeta características comportamentais da pessoa é
tão absurdo quanto achar que a cor do cabelo, dos olhos, a quantidade de
pelos pelo corpo, o tamanho da barriga, do peito, da cabeça ou dos
membros afeta características comportamentais.

Lamentavelmente tem um monte de gente que põe essas estultícies à frente
da razão.  É uma vergonha, como se dizia naquele telejornal :-)