2009/1/18 Everton Rodrigues <ever...@softwarelivre.org>

> É importante lembrar que o capitalismo instala e desenvolve as únicas
> formas de motivar alguém: dinheiro e competição.

Não acredito que estas sejam as únicas de motivar alguém. Particularmente,
elas têm funcionado como um desistímulo pra mim nos últimos três anos,
principalmente a primeira.

De forma *bem simplificada*, eu penso que as reais formas de se motivar
alguém são dadas pelo "Teorema da vida de Wozniak", citado na resenha da
obra "A ética dos Hackers e o espírito da era da
Informação<http://is2006.wordpress.com/2006/12/03/a-etica-dos-hackers-e-o-espirito-da-era-da-informacao/>"
[Pekka Himanem], o qual afirma: "... F = C x D x A, que, em outras palavras,
significa que tudo na vida vida é motivada pela busca da felicidade e esta,
por sua vez, é igual a Comida, Diversão e Amigos."
Claro que no sistema econômico em que vivemos ter dinheiro *é quase* que
essencial ter dinheiro pra se viver (Sim... penso que é possível sobreviver
sem ter ele como objetivo principal. Mas isso é outra discussão). Mas ter
ele como um fim em si é uma aberração desse sistema político/econômico.
Afinal, ninguém come ou veste dinheiro. IMHO, ele deveria cumprir apenas uma
função social: a de  facilitar as trocas dos produtos resultantes da força
de trabalho dos indivíduos, quando não fosse possível fazê-lo de forma
direta.

[]'s
asm