2009/1/20 rafael <rafaelcro...@gmail.com>

> Bom, desculpe por ser um imbecil... No exemplo que dei da minha
> faculdade privada, onde a M$ comprava praticamente um enclave lá, não
> funcionou...

Ele está chamando a idéia de imbecil, e você voltou a atribuição para a sua
pessoa.

Chamar idéias de imbecis está 2 níveis[*] acima do que você entendeu. Assim
fica parecendo que você está desejando que alguém o ofenda.

*[1)grandes mentes discutem idéias; 2)mentes medianas discutem coisas, 3)
mentes pequenas discutem pessoas]

> Coisa de hippie e comunista... ksksks é engraçado ler esse tipo de
> frase. O preconceito tá em você não nas outras pessoas....

Software Livre não é coisa apenas de hippie e comunista. Lutar contra esse
preconceito [conceito previamente estabelecido] tornaria-se um novo tipo de
preconceito apenas no caso em que o método de aferimento (do conceito de que
o software livre não é o que dizem) fosse tão descuidado quanto; e isso não
representa nenhum demérito para os hippies e comunistas que estão sendo
associados à coisa errada.

Exemplo: "Estou lutando contra o preconceito idiota de que filhos são coisa
de mulher." Você observou algum novo tipo de preconceito sendo gerado por
essa afirmativa?

> Open Source é coisa de gente esperta...

Não gosto de ficar colando o dicionário, aqui, mas para justificar o que eu
digo, sim SL é coisa de gente esperta:

esperto
* adj* (*lat vulg* **expertu,* por* experrectu*) *1* Acordado,
desperto.* 2*Ativo, inteligente (falando-se das pessoas).
* 3* Vivo.* 4* Que tem agudeza e atividade.* 5* Sagaz.* 6*
Estimulado.* 7*Quase quente; morno:
*Água esperta.* *Antôn* (acepções 1 e 2):* indolente;* (acepções 3 e
5):*simplório.
*
Isso nos leva a 2 interpretações:

a) Hippies e comunistas não são associados à esperteza, e por esse motivo a
correspondência dos ativistas do SL com esses grupos (hippies e comunistas)
não são beníficas ao movimento (do ponto de vista conceitual).

b) Um grupo de "gente esperta" é uma associação menos equivocada com o
movimento do que "um grupo de hippies e comunistas".

> Bom, justifica então o comentário que fiz sobre o disparo da Venezuela
> no IDH... O que é Estado de Direito? O estado do Rio de Janeiro onde a
> polícia matou 3000 pessoas em um ano? Os EUA são um estado de direito? O
> estado colombiano que foi acusado pela Humans Right Watch de em uma no
> violar mais os direitos humanos que toda a ditadura de Pinochet? Esse
> tipo de comentário direitista é bastante deslocado aqui, acho que daí
> provem esse despero e ranço ideológico... Bom, deve ser medo de hippies
> e comunistas...

No estado de direito é assim:
"""
*Estado de direito* é a aplicação política da igualdade perante a lei. As
leis pairam igualmente acima de todos os grupos da sociedade, independente
de cor, sexo ou cargo político. Não deve, portanto, representar determinado
arbítrio, mas ser objetivamente imparcial.
"""

Acho que ele estava falando que na Venezuela acontece isso (23 de Outubro de
2008):

http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+TA+P6-TA-2008-0525+0+DOC+XML+V0//PT

Se isso está realmente acontecendo lá, eu não sei. Mas essas coisas
realmente se sobrepõem às 4 liberdades do software.

Sobre o IDH dos países da AL (18 de dezembro de 2008):
  http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac296009,0.htm

Esse aqui tem uma lista com o hanking (18 de dezembro de 2008):
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/12/18/brasil+avanca+do+idh+mas+e+ultrapassado+pela+venezuela+3216623.html

Deveríamos seguir o exemplo do Chile, que é um país desenvolvido:
   http://pt.wikipedia.org/wiki/Chile

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA