2009/1/21 rafael <rafaelcro...@gmail.com>

>  Para mim lutar contra idéias idiotas só pode significar lutar contra
> as pessoas portadoras de idéias idiotas... As idéias não existem fora
> das cabeças das pessoas...

Entendo o seu método. Para você se alguém discorda de mim (de porte de uma
idéia idiota) a única alternativa que eu tenho é lutar contra essa pessoa.
Tentar ajudar essa pessoa a perceber seu próprio erro está fora de questão.
Se estiver ao meu alcance perder essa pessoa, eu prendo, se puder matar eu
mato, etc. Uma nova idéia, uma nova ótica, etc, não têm o poder de mudar as
pessoas. Elas sempre serão tapadas do jeito que são. Ou você luta contra a
pessoa da idéia idiota, ou a idiotice não terá fim.

Para mim esse pensamento acima é da idade da pedra. Isso não é o mesmo que
dizer que quem tem esse pensamento também seja da idade da pedra, e que se
eu quiser que seu portador mude de atitude eu precise lutar contra a pessoa.

Acho que quando se parte para a questão de lutar contra a pessoa, isso
significa que a sua idéia não tem nenhuma força transformadora. Não é
apoiável nem compreensível. Sendo não-apoiável e não-compreensível, não
resta nenhuma chance de alguém concordar com ela usando apenas o bom senso.
Nesse caso resta apenas o recurso de atacar a própria pessoa que se opõe as
suas idéias.

Quando alguém parte para o ataque pessoal, para mim, isso significa que essa
pessoa está ficando sem argumentos. Quando alguém pega a sua defesa das suas
idéias e traz para o lado pessoal - mesmo que você não tenha feito isso -
para mim tem grandes chances de não ser um mal entendido. Pode ser o caso da
pessoa está se sentindo em desvantagem no campo das idéias, e deseja levar
as coisas para o campo pessoal onde o debate pode seguir um estilo mais a
seu gosto. Assim o seu oponente que estava em vantagem com relação às suas
idéias desce de nível, perdendo a vantagem.

Porque o Parlamento Europeu julga a Venezuela e não outros países?
> Respondo, porque há 200 anos a Venezuela era uma colônia da Europa...
> Você já foi a Europa? Como eles tratam os imigrantes lá? O que eles
> fizeram na África há 30 anos? Torturaram e mataram para manterem suas
> colônias... Não acho válido o julgamento deles...

Ok então. Você faz uma lista dos sites onde eu posso obter informações
confiáveis.

Estava pensando nesse blog dessa Venezuelana:
http://www.anajuliajatar.com/

Estou aguardando a sua aprovação.

> Bom, se você estudar um pouco a história do Chile, verá que a grande
> exportação do país é o Cobre que foi nacionalizado pelo governo do
> Salvador Allende em 1973. Após o golpe militar que torturou e matou e a
> implantação do neoliberalismo pelo Pinochet eles não tiveram coragem de
> privatizar o Cobre... A situação não anda tão boa no Chile, verá um
> declinío se comparado a anos anteriores...

Então na verdade o IDH não serve de escudo para justificar nada?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_do_Chile

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA