On Jan 24, 2009, "Omar Kaminski" <o...@kaminski.com> wrote:

> Ora, vamos acabar com os ídolos, mártires e outras figuras ilustres,
> afinal, por que elas precisam ser lembrados(as)?

Que que isso tem que ver com copyright?

Você tá falando de direitos morais, não precisaria haver uma lei que
impedisse cópia, distribuição, publicação, modificação e execução pra
preservar o que há de bom no que você falou, precisa?  Pra que confundir
as coisas?

> Aí 10 pessoas pegam um software para gerir e compilar, 9 programam, 8
> compilam, 7 testam e ninguém leva o louro porque é "tudo livre e de
> graça". Não importa se um trabalhou mais que outro, por
> exemplo. Ninguém vai levar a fama ou obter vantagens ou lucros
> mesmo... melhor seria chicotear todos para que pelo menos trabalhassem
> igual, então.

Peraí, você tá falando que precisa de direito autoral pra alguém poder
levar fama, obter vantagens ou mesmo remuneração justa pelo trabalho?

Autores já eram remunerados por suas obras muito antes de existir
qualquer coisa parecida com direito autoral.  O processo é muito
simples: "eu fiz isso aqui, você quer?  vai custar tanto."  Ou então
"tudo bem, eu passo trabalhar compondo e tocando exclusivamente pra
você, vai custar tanto por semana."

Saiba que, do faturamento total da indústria de TI em 2007, menos de 1%
correspondeu a licenciamento de software.  Mais de 40% do mesmo total
veio de serviços, que nada têm a ver com direito autoral.

Ou seja, essa noção de que precisa de direito autoral pra alguém ganhar
alguma coisa com software é pura balela, não reflete nem nunca refletiu
a realidade do mercado.  Só serve aos interesses desses poucos que (não)
se contentam com o 1% do total, referente a licenciamento, e querem mais
controle sobre os demais pra ver se aumentam seus rendimentos.

> Lembrando que o "copyright" da própria GNU-GPL é antagônico - os
> direitos autorais atrapalham e "represam" tudo, menos o conteúdo da(s)
> licença(s) da FSF... :)

Já foi respondido:

] Mas a represa é uma realidade, ainda que um empecilho artificial
] prejudicial ao rio.  Fazer o quê?  Enquanto não conseguimos adaptar a
] represa para que deixe de impedir ou alterar o curso do rio, pelo
] buscamos fazer um bom uso da represa.

Ou vai dizer que você conhece alguma proibição imposta pela GNU GPL?

Não se engane achando que proibições impostas pela lei de direito
autoral mas não anuladas pela GPL são proibições da GPL.  O copyleft é
como um furo na represa, que diz 'vai por aqui que o caminho tá livre'.
Se você tentar ir por outro, vai se deparar com o bloqueio da represa,
enquanto a represa estiver ali.  No dia que ela cair, a GPL não vai
fazer diferença alguma, porque ela nada bloqueia, apenas abre um buraco
na represa.