On Jan 24, 2009, "Omar Kaminski" <o...@kaminski.com> wrote:

> Eu estava falando que considero o direito básico dos autorais o
> direito de ser citado como autor da obra (é sim um direito moral), e
> que isso não pode ser ignorado, atacado, etc.

Tá, então pensa o seguinte: você acha as pessoas deveriam deixar de
citar o autor de uma obra 70 anos depois da morte do autor?

No que dependesse de mim, direito do autor tinha que ser reformado pra
cobrir só os direitos morais.  Direitos patrimoniais já há muito tempo
(talvez desde sua concepção) deixaram de ser direitos autorais, são
direitos editoriais.  É do represamento que os direitos editoriais
causam que estou falando.

> Ou seja, ou é 1-) tudo, 2-) nada, ou 3-) vamos pensar melhor a
> respeito. No seu caso parece ser o nada (represamento), e tentei
> ponderar.

Parece que você está ponderando porque entendeu 'copyright' como o que a
lei brasileira entende como direito autoral, apesar de você já ter
cansado de me dizer que não é a mesma coisa.

Copyright, que eu saiba, não envolve direitos morais, limita-se ao
'copiar, modificar e distribuir', que foi justamente o que eu escrevi
por extenso no meu e-mail na sentença seguinte, em que falava que não
era sobre direitos morais.

Agora pra que confundir as coisas?  Será que é porque, ao mapear tudo
isso pro arcabouço 'direito autoral' com o qual você está acostumado,
você fica com dificuldade de separar as coisas, de olhar para elas como
independentes, não necessariamente relacionadas?  Será que é por isso
que a gente acha que usar o termo 'propriedade intelectual' é uma
péssima idéia?