On Jan 25, 2009, "Omar Kaminski" <o...@kaminski.com> wrote:

> Limitei-me a discorrer sobre a necessidade de atribuição do nome do
> autor nas obras respectivas, seja obras literárias, artísticas, e até
> mesmo o software em grande parte dos casos. Por isso falei em líderes,
> mártires e inventores.

Certo.  Você concorda que isso nada tem a ver com o represamento da
liberdade de modificar e distribuir as referidas obras?

> Por isso falei que apesar das críticas e do "represamento" a própria
> FSF se vale do "copyright" para manter a integridade de suas licenças
> (antagonicamente, no ritmo do seu discurso).

Como falei, é um bom uso da má ferramenta que somos obrigados a usar.
Eu não sacrificaria as liberdades nem batalharia pelo poder de
limitá-las, mas, se a ferramenta está aí, nos criando problemas, podemos
pelo menos usá-la também para promover a liberdade e o compartilhamento.

Além do quê, vale lembrar que há uma diferença significativa entre a
informação codificada em programas (informação funcional, de uso
prático) e a informação codificada nos termos da licença, que me parece
não se enquadrar na mesma categoria.

Não vejo razão para juntar todo tipo de obra criativa num mesmo regime.
Você vê?

> A idéia não é sustentar nenhum dogma ou trazer distrações (?), apenas
> convidar à reflexão,

Ok, acho que entendi.  Pareceu-me que sua resposta à proposta de combate
ao represamento, defendendo o direito ao crédito, era antagônica.  Se
pretendia apenas levantar outro aspecto não relacionado, ao invés de
oposto, desculpe por eu ter entendido errado.

{}s,