"Bom, sinceramente 2001 é muito recente, lembrando que debian e slackware
foram criadas em 1993/94.. "

Bom, apenas para ficar registrado aqui, eu perguntaria qual a distribuição
linux mais utilizada e talvez a que mais traduz a ideologia de liberdade do
software livre?

se pensou UBUNTU, digo que está correto e se não me engano sua
primeira(principal) disctribuição iniciou em 2004, o que a torna muito nova
e da forma como estás comentando quase que sem credibilidade.

Com isso eu faço mas uma pergunta porque os caras não contribuiram com os
outros ao invés de criarem uma propria distribuição???, curiosamente baseada
em outra filosofia de distribuição de software (linux para seres humanos).
Diria que muito das inovações que o debian possui agora vieram do ubuntu,
envio um link apenas para contar também.

Acredito que com o software livre, principalmente do linux, você pode ajudar
de duas formas, primeiro, ajude a corrigir determinados problemas, e envie
para os detentores de tal distribuição. segunda, não gostou de algo na
distribuição e gostaria de acrescentar mas algumas coisas que julga
interessante??? e possui capacidade de manter uma distribuição ?? crie uma
nova distribuição.

NetworkManager (aperfeiçoamentos: REDHAT, SUSE, UBUNTU)

http://under-linux.org/4742-o-melhor-do-ubuntu-agora-no-debian.html

Thiago Amorim
Celular - 63 9911 9744
e-mail - Gtalk:  santosamo...@gmail.com