2009/1/30 Peter Senna Tschudin <peter.se...@gmail.com>

> Alexandre,

Deixa eu te fazer umas perguntas bobas...

A pergunta foi direcionada, mesmo assim vou dar minha opinada =D

> Para um usuário doméstico brasileiro típico, o que ele ganha por usar
> o gNewSense ao invés do Ubuntu? Em que a vida dele fica melhor?

Garantia de estar usando software 100% livre.

Não que o ubuntu não dê a mínima para o software livre, mas o precedente de
ter incluido software não-livre no CD principal mostra que a preocupação
fundamental com a pureza livre não era tão fundamental assim.

Por exemplo, eu se eu não for capaz de ver entender a vantagem em ser
vegetariano eu ainda seria capaz de entender que um vegetariano não comeria
as batatas fritas do McDonalds, já que elas já foram feitas em gordura
animal. O cara pede uma batata frita imaginando não estar consumindo nada de
origem animal, mas não é isso que é servido a ele.

Se alguém se deu o trabalho de migrar para SL e faz questão disso, ele vai
querer usar uma distro de quem realmente sempre se preocupou com isso.

> E se esse usuário usar Ubuntu ao invés do Windows, não é bom para o
> software livre? Ou para ser bom para o software livre, a escolha tem
> que ser filosófica e não prática?

Se é bom ou não para o SL, eu não sei. Mas quando ele tiver problemas com os
ítens não-livres sem suporte da comunidade e não puder fazer nada, ele pode
achar que foi enganado. Imagina alguém que passou por tudo para se livrar de
SP, e depois descobre que não se livrou. Imagina se ele levou um CD do
ubuntu para testar um hardware na hora da compra, o harware funfou beleza e
depois ele descobre que só funfou por causa de software proprietário.
Imagina um vegetariano que aprendeu a gostar das batadas do McDonalds e
depois descobre que todo o sacrifício de comer batatas ao invés de um
hamburger suculento foi em vão...

> Só aqueles que compreendem que ser livre é mais importante do que ser
> feliz é que estão de fato contribuindo para o software livre? Se sim,
> o que você sugere?

Acho importante que quem esteja dependendo de SP saiba disso ao invés de
acreditar que já está livre. A forma mais fácil de obter isso é confiando
numa distro que vai te garantir que você está livre de SP, seja para você
evitar esforço desnecessário, seja para você perceber o quanto está
dependente de SP.

Há várias formas de obter um ubuntu 100% livre. Mas acho mais fácil confiar
no gNewSense, já que é uma comunidade inteira só com esse propósito.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: glau...@jabber-br.org