Olá pessoal.

Esse ano o lab livre foi um fracasso. E isso não é responsabilidade de
uma pessoa ou outra.

Fui uma das pessoas que tentou animar o debate sobre o lab livre antes
do fsm. Mas houve pouca participaćão.

Além disso tivemos números problemas de infra, já que, as máquinas que
foram doadas por uma entidade holandesa chagaram no fsm apenas no dia
22 de janeiro, quando faltava 5 dias para comećar o evento.

Quando as máquinas chegaram notou-se que muitas máquinas não tinham
mouse e o plugs dos cabos de forća eram diferentes dos nossos.

Além do mais, como o espaćo ficou dentro da universidade onde existe
já um consenso na política de acesso, e não  conseguimos mudar isso.
Mas muito por conta da falta de debate coletivo.

Então, no dia 27 chamamos uma reunião para criar as comissões que
deveriam tocar a gestão do espaćo, já que, é auto-gestionário.

Pois bem, as comissões não funcionaram, e com pouca participaćão a
auto-gestão não funciona.

Por isso, tivemos esses problemas. Infelizmente. De forma alguma me
sinto como única pessoa responsável pelo lab livre não ter funcionado.

A autogestão necessita de participaćão e divisão de responsabilidades,
e quando isso não acontece, então, nada da certo.

Optamos pela autogestão, mas ficou claro que não temos cultura
política o suficiente para a autogestão.

Quem sabe da próxima a gente cosegue.

Grande abráco.
Everton