On Feb  2, 2009, "Queridinhozinho" <queridinhozinho...@gmail.com> wrote:

> A Gobuntu

Não existe mais.

> gNewSense?

Essa é ótima.

> Já estão em português?

Não sei.  Talvez pra bom suporte a português seja mais adequado tentar
as distros sul-americanas que têm participação de brasileiros, como a
Musix GNU/Linux e UTUTO XS.

Que eu saiba, gNewSense e BLAG não têm esforços individuais de tradução
de pacotes para português, mas usam pacotes de distros que o fazem.

> Elas geram muitos contratempos para o usuário comum?

Nah.

> Posso usar, por exemplo, o Second Life sem problemas?

Sei lá.  Second Life é Livre, então não é pra ter grandes problemas.

Hmm...  Acho que Second Life talvez dependa de recursos 3D de placas de
vídeo.  OpenGL até setembro do ano passado não era Livre, por isso
distros 100% Livres pra valer mesmo removiam.  Foi liberado, e estão
colocando de volta.  Resta ainda a dificuldade para suporte 3D nas
placas de vídeo.  Acho que só Intel fica bem nessa categoria.  nVidia
exige driver e firmware não Livre pra funcionar 3D.  ATI até tem driver
Livre, exceto pelo firmware "escondido" no driver.  Sem o firmware,
algumas placas ATI até funcionam com aceleração 2D, mas o 3D parece que
não vai muito longe.  Triste, isso...