On Fri, 2009-01-30 at 10:26 -0300, Thiago Amorim wrote:
> Bom, apenas para ficar registrado aqui, eu perguntaria qual a
> distribuição linux mais utilizada e talvez a que mais traduz a
> ideologia de liberdade do software livre?

Ubuntu é que não é =).

> (linux para seres humanos). Diria que muito das inovações que o debian
> possui agora vieram do ubuntu, envio um link apenas para contar
> também.

O Ubuntu tem sua participação na evolução de sistemas GNU/Linux e do
Debian em particular, mas a contribuição do Debian para o Ubuntu
continua sendo gigantescamente maior que o contrário. E se você for me
dizer 'mas no que diz respeito ao desktop a coisa se inverte' eu
contra-argumentarei feliz da vida que Fedora contribuiu muito mais com o
que o Debian nesse sentido.

> http://under-linux.org/4742-o-melhor-do-ubuntu-agora-no-debian.html

Então, esse link que você citou fala do projeto Utnubu. Pois eu tenho
várias coisas interessantes pra te explicar a respeito disso, afinal de
contas eu estava na debconf em que o Mark Shuttleworth fez o anúncio do
que viria a ser Ubuntu, e estava nadando com o Joachim quando ele
inventou a idéia de criar o Utnubu, na debconf5 =).

O Utnubu é uma iniciativa para trazer avanços interessantes do Ubuntu
para o Debian. Note que algo desse tipo só é necessário porque o pessoal
do Ubuntu é muito ruim em contribuir melhorias de volta (mesmo que sejam
consertos de problemas simples!). O projeto foi criado essencialmente
porque o Joachim estava fulo da vida com esse fato, e resolveu que a
melhor forma de combater o distanciamento do Ubuntu seria puxar as
melhorias "upstream" ativamente. Eu participei desse esforço de diversas
formas, mesmo antes de o Ubuntu existir (eu fiz "utnubu" do frontend
GNOME do debconf, que antes só existia na Progeny, por exemplo ;)).

Eu gastei inúmeras horas fazendo trabalho que o povo do Ubuntu tinha que
ter feito, generalizando funcionalidades que eles desenvolveram para que
não funcionassem só no Ubuntu, refazendo o trabalho quase todo de novo
quando uma versão nova era lançada. Veja os changelogs do python-apt, do
update-notifier e do update-manager para exemplos.

Se o que você está querendo é argumentar que Ubuntu contribui muito com
o desenvolvimento do desktop livre pense um pouco mais. Você vai
provavelmente chegar à conclusão de que Ubuntu costuma olhar muito mais
para seu próprio umbigo, e que o Fedora tem um papel tão mais
determinante que qualquer exemplo que vier à sua cabeça vai parecer um
grãozinho de areia numa praia.

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <k...@debian.org>