On Feb  2, 2009, VALERIO KIKUCHI <vkiku...@acasadolinux.com.br> wrote:

> Não dá para convencer um empresário de qualquer porte a usar algo que não seja
> bastante bem resolvido e de fácil utilização.

Balela.  É só olhar pra qualidade das aplicações e sistemas operacionais
proprietários que os empresários usam por aí.  Diz que tem até gente que
usa Windows.  Vai dizer que é bem resolvido e de fácil utilização?
Truco!  É parecido com o anterior, e a facilidade termina aí.  É só
olhar pras pesquisas com crianças e donas de casa que nunca tinham usado
computador, experimentando Windows e GNU/Linux.  Resultados
surpreendentes pra quem fez a pesquisa, mas nada surpreendentes pra mim.
O que limita nosso avanço hoje é a inércia.

> Precisamos de aplicativos, além do OpenOffice. Você não consegue gerir uma
> empresa somente com OpenOffice.

Já comparou quantos aplicativos vêm no Windows com quantos vêm num
GNU/Linux típico?

"Ah, mas dá pra comprar aplicativos pra Windows".  E pra GNU/Linux, não?
Até Livres, se você quiser, tem.

"Ah, mas não é o que eu estou acostumado".  Viu?  Inércia.

> uma estação tem de seu útil e fácil para
> os empresários e seus funcionários usarem.

Sabe um dos melhores métodos de conversão da base instalada que conheço?

Coloca o novo funcionário com um computador não lá muito novo rodando
GNU/Linux, mas não diz pra ele.  Se ele perguntar, diz que é uma versão
nova, que nem todo mundo ainda tá usando, mas que ele vai ter a honra de
começar a usar.  E deixe que os colegas morram de inveja e peçam pra
instalar a versão nova pra eles também ;-)

> Se eles tiverem de saber o diretório, qual o programa instalador, e
> isso mais aquilo (que para vc é bem ridículo de fácil), eles param de
> usar, claro.

Porque afinal de contas instalar Windows é bem fácil, né?  Especialmente
com aquele montão de CDs e floppys com drivers adicionais.  Não é à toa
que a Microsoft faz tanta questão que computadores venham com o Windows
pré-instalado.  Ninguém merece ficar instalando isso.  Por vários
motivos :-)

> Eles têm de fazer $$$ com os seus negócios e não podem se preocupar
> com o software.

Justamente por não se preocuparem que fazem &!#&$!#&$ com o $$$ :-)

"Isso é tão importante que não podemos deixar coisas mais importantes
atrapalharem" -- sei lá quem disse isso, mas é hilário :-)

> você, o Stallman, Linus, o Bánffy, entre outros gênios do software

Heh.  Nossa!  Obrigado, mas não mereço toda essa honra.

> refletem sobre essa libertação de software, os empresários vão
> trabalhando com suas empresas, entende?

Entender, entendo.  Não quer dizer que eu ache que visão de túnel seja
uma boa idéia.  Tiro no pé é burrice.  E quando o estilhaço do tiro
fere quem está em volta, é também sacanagem.

free{};