2009/2/3 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>:
> O que limita nosso avanço hoje é a inércia.

De acordo. Mas, para que possamos vencê-la, temos que oferecer algo
que tenha mais valor usável, não menos. Não adianta ter programas de
manipulação algébrica ou de rendering 3D se tudo o que o cara precisa
é um front-end do SAP e justamente isso não tem.

> Já comparou quantos aplicativos vêm no Windows com quantos vêm num
> GNU/Linux típico?

Veja meu argumento anterior.

> Coloca o novo funcionário com um computador não lá muito novo rodando
> GNU/Linux, mas não diz pra ele.  Se ele perguntar, diz que é uma versão
> nova, que nem todo mundo ainda tá usando, mas que ele vai ter a honra de
> começar a usar.  E deixe que os colegas morram de inveja e peçam pra
> instalar a versão nova pra eles também ;-)

Chamar as pessoas de estúpidas não é exatamente uma boa forma de fazer amigos.

> Porque afinal de contas instalar Windows é bem fácil, né?  Especialmente
> com aquele montão de CDs e floppys com drivers adicionais.  Não é à toa
> que a Microsoft faz tanta questão que computadores venham com o Windows
> pré-instalado.  Ninguém merece ficar instalando isso.  Por vários
> motivos :-)

Pois é. E eles vem com Windows instalado. Do ponto-de-vista do pequeno
usuário, isso é problema resolvido. Do ponto de vista do grande, é um
problema tratável, uma vez que mais ou menos todos usam imagens de
sistema padrão e ferramentas de gerenciamento de desktops que
automatizam a instalação.

> Entender, entendo.  Não quer dizer que eu ache que visão de túnel seja
> uma boa idéia.  Tiro no pé é burrice.  E quando o estilhaço do tiro
> fere quem está em volta, é também sacanagem.

Visão em túnel é um problema comum nessa comunidade.