On Tue, Feb 03, 2009 at 11:41:25AM -0200, Ricardo Bánffy wrote:

> De acordo. Mas, para que possamos vencê-la, temos que oferecer algo
> que tenha mais valor usável, não menos. Não adianta ter programas de
> manipulação algébrica ou de rendering 3D se tudo o que o cara precisa
> é um front-end do SAP e justamente isso não tem.

Uma coisa que aprendi com o software livre (e com o Tio Ben) é que
grandes poderes vem com grandes responsabilidades, sendo assim, o que
me fez acreditar no software livre foi a verdadeira motivação das 4
liberdades básicas, ou seja, o espírito de colaboração e a vontade de
ajduar ao próximo. É essa vontade que faz várias pessoas trabalharem
em programas que serão distribuídos livremente e em muitos casos
gratuitamente.

Além disso é bom lembrar que qualquer trabalho voluntário depende da
disponibilidade daquele que doa o seu tempo realizá-lo e com o
software livre não é diferente.

É comum que a primeira pessoa interessada no desenvolvimento de um
software livre seja o próprio desenvolvedor. E na esperança de ajudar
alguém, este desenvolvedor libera o programa que fez pra si mesmo como
software livre.

Portanto, quando alguém que quer um software não tem desenvolve
software, ele pode bancar algum programador para desenvolvê-lo e
depois liberá-lo como software livre. Ai, como dizia um conhecido, ele
estaria matando dois coelhos com uma caixa d'água, estaria resolvendo
o problema dele ou do escritório em que ele trabalha e ainda por cima,
contribuíndo com o software livre!

> Veja meu argumento anterior.

Reforçando meu argumento acima, se ele não encontrar um software livre
que faça o trabalho que ele precisa, ele pode simplesmente pagar
alguém pra fazer o trabalho e liberar o programa pro resto do mundo!

> Chamar as pessoas de estúpidas não é exatamente uma boa forma de fazer amigos.

Hehehe, isso eu concordo Já vi estratégias mais atraentes de
convencimento =)

> Pois é. E eles vem com Windows instalado. Do ponto-de-vista do pequeno
> usuário, isso é problema resolvido. Do ponto de vista do grande, é um
> problema tratável, uma vez que mais ou menos todos usam imagens de
> sistema padrão e ferramentas de gerenciamento de desktops que
> automatizam a instalação.

Opa, esse ponto eu acho que vai além da questão filosófica do software
livre. compra um produto e vem outro sem você ter pedido? Isso é venda
casada, além de ser um software proprietário, o consumidor está sendo
lesado ou no mínimo estão deixando a sua liberdade de escolha de lado.

Ps.: Apesar de não instalar um windows desde 98, eu concordo que eu
não achei muito difícil, mas perde de longe para a instalação de um
Debian em facilidade =)

Abraços,
--
Lincoln de Sousa - AlfaiaTI/MinasLivre