Tivemos uma boa experiência em utilizar o GNewSense em várias estações do
CESoL-CE, mas vai algumas observações...

2009/2/2 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>

> Não sei.  Talvez pra bom suporte a português seja mais adequado tentar
> as distros sul-americanas que têm participação de brasileiros, como a
> Musix GNU/Linux e UTUTO XS.
>
> Que eu saiba, gNewSense e BLAG não têm esforços individuais de tradução
> de pacotes para português, mas usam pacotes de distros que o fazem.

A uns 8 meses atrás eu não indicaria o UTUTO, pois haviam muitos bugs e etc.
Até onde sei o gNewSense é baseado no UBUNTU e os softwares que essa distro
usa em sua maoria tem suporte a ptbr...

> Nah.

Tudo depende dos seus Hardwares... Você pode ter problema com placa de rede,
vídeo e etc... Aconselho a dar uma olhada antes nos drivers e firmwares,
pois sendo uma distro que não utilizar software proprietário algumas
fabricantes/modelos podem dar problemas com seus firmwares...

> [...]
>
> Hmm...  Acho que Second Life talvez dependa de recursos 3D de placas de
> vídeo.  OpenGL até setembro do ano passado não era Livre, por isso
> distros 100% Livres pra valer mesmo removiam.  Foi liberado, e estão
> colocando de volta.  Resta ainda a dificuldade para suporte 3D nas
> placas de vídeo.  Acho que só Intel fica bem nessa categoria.  nVidia
> exige driver e firmware não Livre pra funcionar 3D.  ATI até tem driver
> Livre, exceto pelo firmware "escondido" no driver.  Sem o firmware,
> algumas placas ATI até funcionam com aceleração 2D, mas o 3D parece que

Acho que as placas da Intel têm o suporte necessário para o Second Life...
Já Nvidia não, e ATI só daqui a um tempo (acho que pouco tempo, mas não
agora)...

No mais, acho que tudo depende dos seus hardwares... Tivemos no CESoL-CE
alguns problemas com placas de redes (não precisávamos de placas de vídeos
na sua maioria) e acabamos tendo que utilizar debian e ubuntu em alguns
computadores, pois os PC's eram da Universidade e não tinhamos como mudar a
placa de rede...

Infelizmente ainda temos alguns problemas nesse sentido, mas acho que
devemos privilegiar distros que são 100% softwares livres :-)

Abração,
Roberto Parente