2009/2/3 VALERIO KIKUCHI <vkiku...@acasadolinux.com.br>

>  O que escrevo é que precisamos DESENVOLVER facilidades, conexões,
> aplicativos, interfaces, etc...
> DEPOIS disso, somente depois é que podemos "malhar" o povo, entende?

Agora que eu fui entender o porque dessa conversa toda sem sentido. É sobre
o direito de "malhar" o povo que não usa software livre, é mais ou menos
isso?

Acho que não vai existir esse momento em que será bom "malhar" quem não usa
software livre. Apesar de acontecer, não é a conduta mais apropriada.

Mas também acontece que muitas pessoas são muito sensíveis à críticas e
exageram um pouco o sentido das coisas. Por exemplo, dizer que o SP é
moralmente inaceitável e que usar SP também é, não é o mesmo que malhar
todos os usuários de SP.

Dizer que uma coisa é moralmente inaceitável é dizer que a moral das pessoas
não devam aceitar uma determinada prática como sendo benéfica, de forma que
não seja necessário aplicar nenhum esforço para mudar a situação. Isso é
aceitar.

Por exemplo, digamos que eu seja um escravo. Quando eu levo chicotadas por
algum motivo, eu dou um jeito de fazer o que me mandam. Mas isso não quer
dizer que eu esteja aceitando essa situação. Eu só estarei aceitando essa
situação se eu tiver oportunidade de me libertar e não fizer. Se eu não
aceito a situação de jeito nenhum, eu não vou deixar de aproveitar nem as
oportunidades mais arriscadas. Se eu tenho outras prioridades, eu vou
aproveitar apenas as oportunidades que não ponha as minhas prioridades em
risco. Mas se eu aceito completamente, eu não só não vou aproveitar qualquer
oportunidade de me libertar, como se um dia eu me libertar por acidente eu
iria procurar outra senzala para trabalhar.

Então a questão não é se você é escravo ou não, mas se você é escravo
convicto.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA