Glauber, usei "malhar" só como uma expressão, por isso é que coloquei a palavra entre aspas. Só isso...

Glauber Machado Rodrigues (Ananda) escreveu:

2009/2/3 VALERIO KIKUCHI <vkiku...@acasadolinux.com.br <mailto:vkiku...@acasadolinux.com.br>>

    O que escrevo é que precisamos DESENVOLVER facilidades, conexões,
    aplicativos, interfaces, etc...
    DEPOIS disso, somente depois é que podemos "malhar" o povo, entende?

Agora que eu fui entender o porque dessa conversa toda sem sentido. É sobre o direito de "malhar" o povo que não usa software livre, é mais ou menos isso?

Acho que não vai existir esse momento em que será bom "malhar" quem não usa software livre. Apesar de acontecer, não é a conduta mais apropriada.

Mas também acontece que muitas pessoas são muito sensíveis à críticas e exageram um pouco o sentido das coisas. Por exemplo, dizer que o SP é moralmente inaceitável e que usar SP também é, não é o mesmo que malhar todos os usuários de SP.

Dizer que uma coisa é moralmente inaceitável é dizer que a moral das pessoas não devam aceitar uma determinada prática como sendo benéfica, de forma que não seja necessário aplicar nenhum esforço para mudar a situação. Isso é aceitar.

Por exemplo, digamos que eu seja um escravo. Quando eu levo chicotadas por algum motivo, eu dou um jeito de fazer o que me mandam. Mas isso não quer dizer que eu esteja aceitando essa situação. Eu só estarei aceitando essa situação se eu tiver oportunidade de me libertar e não fizer. Se eu não aceito a situação de jeito nenhum, eu não vou deixar de aproveitar nem as oportunidades mais arriscadas. Se eu tenho outras prioridades, eu vou aproveitar apenas as oportunidades que não ponha as minhas prioridades em risco. Mas se eu aceito completamente, eu não só não vou aproveitar qualquer oportunidade de me libertar, como se um dia eu me libertar por acidente eu iria procurar outra senzala para trabalhar.

Então a questão não é se você é escravo ou não, mas se você é escravo convicto.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: glau...@jabber-br.org <mailto:glau...@jabber-br.org>