Henrique

Excelente trabalho Henrique. Alguem poderia criar um logo para nossa campanha?
Queremos colocar no ar na semana que vem no portal do psl-brasil. Usaremos teu estudo para subsidiar a campanha. Precisamos de uma central de recebimento de novas "migrações".

mario

Citando Henrique Andrade <henrique.uni...@gmail.com>:

Fiz uma rápida pesquisa de uma semana perguntando sobre a Infra de E-mail
das universidades federais. Recebi respostas de 14, sendo que os número de
certa forma me surpreenderam positivamente.

Das 14, 9 falaram que mantem seus emails internamente, e 5 já estão
entregando suas contas para empresas. Agora, dessas 5, apenas 1 está com a
Microsoft, e 4 estão com a Google. (o que de certa forma "prova" o que eu
supus no e-mail anterior).

Se a Microsoft está se adiantando em alguns braços dos governos estaduais, a
Google está tomando a dianteira dentre as Universidades Federais.
=/

Abaixo segue a lista das Universidades que responderam ao chamado:

UNEB                                                      => estudando
migrar para Microsoft
UNIRIO - Centro de Exatas                     => Google
UFS - Departamento de Computação    => Google
UFPI                                                       => Google
CEFET-MT                                             => Google

Infra Interna:
- UFPE
- UFPR
- UFABC
- UFSCAR
- UFPB
- UFAL
- UFBA
- UFC
- UFMT
- UFS (uma parte)
- UNIRIO (uma parte)

Eu não perguntei se em algum dos casos houve licitação para contratação da
empresa. Eu posso assegurar que aqui na UNIRIO não houve, e me arrisco a
chutar com 99% de certeza que nenhuma outra fez também.

Agora, o que podemos fazer? Aparentemente essa entrega de ativos a empresas
sem licitação já configura algo ilegal. Mas como tentar fazer valer a regra?

E o melhor (ou pior), como fazer para os nossos centros de produção de
conhecimento atentarem para a importância de ter soberania sobre seus
próprios conteúdos?

[]s
Henrique Andrade.