Olá pessoal,

Há muito tempo nessa lista teve uma discussão de como gerar planilhas que
pudessem ser abertas tanto pelo Excel quanto pelo BrOffice.org.

Eu me deparei com um problema diferente, mas a solução também se aplicaria a
esse caso. Como não achei a thread original e como não encontei essa dica em
nenhum outro lugar, resolvi postar essa solução aqui, pois essa solução é
muito relevante para vários projetos desenvolvidos pelos listeiros daqui.

A solução é o unoconv:
http://dag.wieers.com/home-made/unoconv/
http://linux.die.net/man/1/unoconv

Ele converte qualquer formato de arquivo suportado pelo BrOffice.org para
qualquer outro formato de forma não interativa (por uma aplicação CGI, por
exemplo).

Isso quer dizer, por exemplo, que a sua aplicação pode gerar o documento em
apenas um formato (por exemplo, um formato de planilha qualquer) e usar o
unoconv para disponibilizar o mesmo documento em odt, xls, html, PDF, xhtml,
csv, etc, etc. A conversão é perfeita.

Bem bacana mesmo, acho que esse programinha não teve a devida divulgação (o
projeto tem alguns meses) =D

[O meu primeiro teste deu um segmentation fault, mas do segundo em diante
foi tranquilo, não sei porquê]

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA