Em 12/02/09, Alexandre Oliva<lxol...@fsfla.org> escreveu:

> Conheço um significado pra essa locução: o da definição de Open Source.
>
> Outro significado, forçando um pouco, é pegar os fontes de um programa e
> abri-los num editor.
>
> Creio que o significado que você está imaginando não veio antes, mas sim
> bem depois de se consolidarem as definições tanto de Software Livre
> quanto de Open Source, e esse significado segue um pouco mais na linha
> de Padrões Abertos, uma definição ainda não consolidada mas que, em
> todos os casos, vai bem além da mera possibilidade de visualizar a
> informação.

> [...]

Aí vamos remeter a conceitos filosofais do que é liberdade, etc e tal,
e novamente, quem veio antes, o Ovo ou a Galinha? Por não haver
mecanismos de direitos autorais claros, quer dizer que era Livre? Ou o
conceito de Software Livre surgiu após a necessidade de se manter as
liberdades que se tinham antes, quando o software era meramente de
fonte aberto (mas sem restrições para garantir que o mesmo se manteria
aberto)?

Ao meu ver, o Software Livre é o Fonte Aberto que se rebelou e quis se
manter Aberto.

A discussão entre Software Livre e Aberto esbarra no conceito de
Padrões Abertos, mas um não requer necessariamente o outro. Posso ter
um software proprietário, fechado, e abrir meus padrões de
arquivamento das informações, para que outras pessoas possam
desenvolver softwares, abertos ou fechados, que utilizem a mesma
informação do meu.

Misturando alhos com bugalhos não se chegará longe nesta discussão,
porque se a cada linha puxamos um outro peixe para o cesto a fim de
que o cesto fique mais pesado que o do outro, no final o que vamos ter
é um monte de sardinhas apodrecidas pela longevidade da discussão.

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883