2009/2/16 Filipe Saraiva <filip.sara...@gmail.com>

> Olá a t...@s,
>
> Quem acompanha as questões relacionadas à Cultura Livre, principalmente no
> que se refere ao compartilhamento de produtos culturais protegidos por
> direito autoral está, a partir de hoje, de olho no julgamento do maior
> tracker BitTorrent do mundo, o The Pirate Bay <http://www.piratebay.org>.
>
> (...)
>
> Quem quiser acompanhar, tem o blog do português Miguel
> Caetano<http://remixtures.com/>,
> que estará cobrindo o assunto; neste
> [...]

Eu acho que já era hora de alguém pôr um ponto final nessa hipocrisia e
destruir essa indústria da escassez que faz com que tenhamos que criar
artifícios de impedimento cultural unicamente porque uns e outros não têm
criatividade de inventar jeitos melhores de ganhar dinheiro.

Mas o pior de tudo isso é a censura e legislação anti-expressão-cultural e
anti-livre-expressão que vêm junto com as tentativas de forçação desse modo
de produção. E daí surgem hipocrisias gigantescas e quase incompreensíveis,
como a parte do mundo de software livre que compactua com esse pessoal, como
a rede de IRC freenode, em que até discutir sobre o assunto do
compartilhamento de arquivos - que eles forçosamente insistem em chamar de
pirataria - é proibido. E, claro, contestar essas regras também.

Eu gostaria que o final dessa novela fosse positivo. Mas dados alguns
acontecimentos recentes do mundo atual, como a islamização da Europa e o
julgamento do Geert Wilders, não estou muito otimista.

[]s,

Patola
--
de nada vale
erguer mãos e olhos

(Carlos Drummond de Andrade, "Coisa Miserável")