2009/2/16 Omar Kaminski <o...@kaminski.com>

>  Quem quiser produzir e disponibilizar conteúdos de graça pode fazê-lo.
> Essa sim é a verdadeira "cultura livre".
>
> A lei nada mais faz do que dar subsídios para que ele exerça seus direitos
> morais e patrimoniais *se quiser*.

Moral? Totalmente imoral, eu diria. Talvez dependa da sua moralidade
particular?
Patrimônio sobre algo que não tem substância? O direito de patrimônio sobre
copyright, patentes & etc. é *artificial*, criado para justamente sustentar
essa economia de escassez! Você não pode usá-lo para justificar essa
economia, é argumento circular.

> E de posse de tais ferramentas, o autor deve permanecer livre para escolher
> o caminho.
>

> Pregar usucapião de obras intelectuais parece demais, é como pregar o
> usucapião da bunda da coelhinha que foi apertada na CP.

...que, aliás, segundo consta, não foi apertada... Mas isso é outro assunto,
não é usucapião de obras intelectuais, é o seu pressuposto - que existe a
posse real antes de tudo, que precisa ser contestado. Não existe bem físico
pra existir posse real, fica parecendo que você foi condicionado a achar que
este é um direito natural.

> Ao mesmo tempo, parece utopia que todo o conhecimento universal seja de
> domínio público. Talvez, se um dia se chegue a essa situação, já teremos nos
> tornado andróides, robôs programáveis por uma "consciência superior". Que
> deja vu.

Tente novamente. Tente pensar que há uns 300 anos atrás a situação era
justamente essa. Conhecimento não tinha dono. Não é que antes era utopia,
hoje que é distopia... Mas o fato de você achar positivo pra chamar de
utopia já significa que nem tudo está perdido.

Patola
--
de nada vale
erguer mãos e olhos

(Carlos Drummond de Andrade, "Coisa Miserável")