2009/2/17 Pablo Sánchez <phack...@gmail.com>

> Pois é, senão vira a mesma coisa que eu ter uma loja de armas e deixar
> qualquer um entrar, pegar uma arma e sair sem fazer registro nem nada.

Haha, não tinha lido esse e-mail ainda, senão tinha gastado minha analogia
com lojas de armas lá em cima =D

Eu vejo essa analogia dessa forma: alguém que tem uma loja onde se vende
armas é obrigado a fazer o registro completo de todos que entram na loja,
tendo ou não comprado qualquer produto, de forma que ao comprar uma arma não
seja necessário fornecer nenhum dado adicional. Já está tudo registrado.

> A pessoa que usar a arma para cometer o crime vai ser
> responsabilizada, mas e a minha responsabilidade em deixar a loja
> assim, escancarada para qualquer um pegar o que quiser, sabendo que
> aquele material que eu vendo pode ser usado para o crime?

Tem hora que as analogias param de funcionar. O cuidado com a venda de armas
não invade a privacidade de ninguém. Implementá-lo da mesma forma para o
caso da pirataria seria ainda menos efetivo do que e com as armas.

Tipo, se eu comprar um CD eu tenho que apresentar meu documento de "porte de
CD" mostrando que eu sou uma pessoa responsável e apta a ter um CD, e
registrar o número de série daquele CD ao meu porte de CD.

Se alguém cometer um crime de pirataria com o meu CD (e esqueceu de raspar o
número de série) e alguém me encontrar, eu posso mostrar um boletim de
ocorrência mostrando que meu CD foi roubado.

O efeito seria o mesmo que no caso das armas. Mais efetivo seria vigiar
todos os passos de todos o tempo todo. Mas se isso não foi feito para
resolver o problema das armas de fogo, por que então a repressão da
pirataria seria uma boa justificativa para fazê-lo?

com certeza =D

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA