2009/2/17 Glauber Machado Rodrigues (Ananda) <glauber.rodrig...@gmail.com>:

> Não que isso seja a regra, mas alguns autores incentivam a pirataria do seu
> próprio material. Não sei se fazem isso pensando em ganhar em explosição,
> não sei se essa tática dá mesmo certo. Mas não é garantido que o autor não
> seja beneficiado mesmo contra a vontade dele, e acabe fazendo mais sucesso.

Permitir a cópia indiscriminada do próprio material é uma boa
estratégia de promoção. Hoje em dia muitos músicos nem mesmo se servem
de gravadoras (que são máquinas de promoção e de infra-estrutura
técnica, ambos muito caros até pouco tempo atrás) e preferem vender
seus trabalhos por canais de baixo custo. Se eles vendem um CD a $10
por esses canais e você pirateia a música deles, está tirando uns $8
dos bolsos deles. Nem tudo o que é pirateado assim vem de grandes
gravadoras ganaciosas.

> Se a única maneira de o autor receber pagamento for com a venda de CDs, e o
> autor não puder se beneficiar da sua própria fama idenpendentemente da
> vendagem, o autor não terá renda se seus CDs não forem vendidos. Para
> afirmar que o autor certamente não vai ganhar nada você tem que primeiro se
> certificar de que essa é a única maneira dele obter retorno do investimento
> na sua própria obra.

Mesmo que não seja, ao copiar sem autorização um conteúdo que o autor
faz questão de proteger (e muitos, muitos mesmo, não o fazem) você
está desrespeitando a vontade do autor.

Se pode desrespeitar vontade de autor, pode desrespeitar licença de
software livre. Não dá pra defender uma coisa atacando a outra.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com