On Feb 17, 2009, "Omar Kaminski" <o...@kaminski.com> wrote:

> Não foi nem uma nem duas vezes que vieram reclamar pra mim que não tá
> dando pra ficar fazendo coisas de graça. É o óbvio ululante.

Então que façam que nem você e eu: façam-se as coisas quando alguém
estiver pagando.  É a remuneração direta e direita.  Sem essa de "eu vou
fazer isso aqui e, quando estiver pronto, vou cobrar uma grande de todo
mundo que quiser usar, sem precisar mover uma palha mais", que é a
lógica do direito autoral.  Que nem é a lógica predominante, em termos
de faturamento, na indústria de software, vale lembrar.

> Você é um bom exemplo: largue do seu emprego e fique programando e
> codificando software de graça....

Ué?  Se alguém me paga pra codificar (está repassando a mim o que cobra
de outros), e não vai cobrar por licença do resultado, pelo contrário,
vai disponibilizar para todos e cobrar, por que eu não faria isso?

Deixar de cobrar por licença não significa fazer voto de pobreza.  Muito
pelo contrário.  A cobrança por licença é menos de 1% do faturamento
mundial da indústria de TI.  Serviços, incluindo desenvolvimento,
suporte, etc, respondem por mais de 40% do faturamento mundial da
indústria de TI.  Por que tanta gente se agarra a esses míseros 1% eu
não entendo.