Em Qua, 2009-02-18 às 12:01 -0300, Glauber Machado Rodrigues (Ananda)
escreveu:

> Eu cheguei a ler todos, pois peguei o link ontem e li tudo de noite.

boa...

> O que eu percebi com essa quantidade limitada de opiniões é que:
>
> 1) os que são contra dizem "Somos contra, mas isso não está nos
> afetando porque somos sortudos.";
>
> 2)os que são a favor dizem "Tá mais é certo, os artistas não podem
> depender só de vendagem de discos";

boa síntese...nos ajuda a compreender ..

> Mas todos parecem se preocupar com quem está iniciando sem dinheiro, e
> que a situação pede que todos os artistas se preocupem cada vez mais
> com a fidelização dos fãs, já que essa é a única garantia que eles
> têm. Todos acham que as gravadoras não querem assumir riscos, e este é
> um dos motivos da atual crise.

A crise é da indústria fonográfica...da indústria intermediária...a
crise é do modelo de negócios baseado na cópia e monopólio da
distribuição, que foi hegemônico no século XX (mesmo no mundo
independente).
Mas não há crise para os artistas. Nem para a capacidade criativa
destes, pelo contrário, existe agora  uma grande oportunidade para a
construção de novos modelos...mais benéfico para os criadores, com mais
chances de sobrevivência financeira para a maioria dos artistas do que o
modelo anterior.
Acontece que tem artistas, que por ingenuidade ou interesses
específicos, reproduzem o discurso das gravadoras e seu interesses e
falam isso como sendo a opinião da classe artística. Mas sabemos que os
artistas não pensam como as gravadoras...pelo menos a maioria dos
artistas é vítima das gravadoras.

vamos ver no que dá.

Marcelo

> --
> Glauber Machado Rodrigues
> PSL-MA
>
> jabber: glau...@jabber-br.org
>
> música livre é bem melhor:
> http://www.jamendo.com
>
> !DSPAM:499c22e1233321696111456!

Marcelo D'Elia Branco

Http://marcelo.softwarelivre.org
Twitter: https://twitter.com/MarceloBranco

Campus Party Brasil
http://www.campusparty.com.br

A Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas