2009/2/18 Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org>:
> A crise é da indústria fonográfica...da indústria intermediária...a crise é
> do modelo de negócios baseado na cópia e monopólio da distribuição, que foi
> hegemônico no século XX (mesmo no mundo independente).

Quanto a isso, não há qualquer dúvida.

> Mas não há crise para os artistas.

Quanto a isso, há algumas. Apenas para ficar na "fruta mais baixa do
pé", a fonte de renda desses artistas em um mundo em que o desrespeito
aos direitos de autor reina solto (e é defendido por muitos). A única
fonte de renda que é completamente imune à tecnologia atual são shows
presenciais, que é bastante limitada.

> Nem para a capacidade criativa destes,
> pelo contrário, existe agora  uma grande oportunidade para a construção de
> novos modelos...mais benéfico para os criadores, com mais chances de
> sobrevivência financeira para a maioria dos artistas do que o modelo
> anterior.

Sugestões? Não consegui pensar em um único modelo de negócios que
fosse imune à cópia indiscriminada de arquivos.

> Acontece que tem artistas, que por ingenuidade ou interesses específicos,
> reproduzem o discurso das gravadoras e seu interesses e falam isso como
> sendo a opinião da classe artística. Mas sabemos que os artistas não pensam
> como as gravadoras...pelo menos a maioria dos artistas é vítima das
> gravadoras.

A classe artística tem uma multitude de opiniões, algumas até coerentes.

Alguns têm a impressão de que eu defendo as gravadoras. Eu realmente
acho que o TBP não está, ele próprio, fazendo nada errado. Quem está
fazendo coisa errada é quem copia e quem defende a cópia de músicas e
filmes sem autorização do detentor do direito de cópia e distribuição
e bem além do que seria considerado uso razoável.

Quer compartilhar música? Tem um monte que pode ser compartilhada
livremente. Mas você só pode porque o autor deixou.

Nunca pensei em ver pessoas que defendem software livre defenderem ao
mesmo tempo o desrespeito aos direitos de autor. Vai entender...

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com