On Feb 18, 2009, Fabianne Balvedi <f...@estudiolivre.org> wrote:

> opa, peraí... mas e se eu copiei pra mim, sim,

Se você apenas recebeu o conteúdo baixado, quem fez a cópia não foi
você.  Se você fez cópia do que recebeu, aí sim, é você quem está
copiando.

Mas estávamos falando do download.  Quem faz a cópia durante o processo
de transmissão é quem distribui, não quem recebe.

> mas deixo meu diretório aberto na rede

Aí você está disponibilizando a obra, oferecendo fazer cópias e entregar
para quem pedir.  Pode ser caracterizado como infração de direito
autoral, em que pesem as considerações sobre motivação e não-obrigação
de vigilância discutidas em
http://fsfla.org/texto/copying-and-sharing-in-self-defense