On Feb 18, 2009, Fabianne Balvedi <f...@estudiolivre.org> wrote:

> Alexandre, por que você tirou o resto de minha frase?

> A minha argumentação foi sobre deixar o diretório aberto na rede
> como se deixa aberta a porta de uma casa. Faz toda diferença!

Eu concordo com você (e o artigo trata exatamente disso), mas a
indústria editorial não.  É justamente esse um dos pontos que tem sido
discutido nos processos sobre "disponibilizar" obras.

> Aí eu te pergunto: se deixo a porta da minha casa aberta e alguém vai lá,
> rouba um monte de CDs pessoais meus, faz cópia deles e ainda por cima
> vende na rua, alguém vai me processar por isso?

Esse é o meu argumento.  Você não só tem o direito de estender acesso à
obra para seus amigos, como não é obrigada a vigiar o acesso a ela por
outros.

> Alguém pode me processar por ter deixado a porta de minha casa
> aberta??

Processar, sempre pode.  Se vai ganhar ou não é onde está a dúvida
hoje.