2009/2/25 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>:

> [citation required]
>
> Sei que há uma porção de gente que acredita na propaganda da indústria
> editorial a esse respeito.  Mas nunca vi alguém ser condenado, ou mesmo
> processado, por baixar obras da Internet.
> Já vi processos por distribuir obras, e há processos em andamento por
> disponibilizar obras, mas nunca por recebê-las.

Partido do pré-suposto que os programas P2P usam sua máquina como
servidora para distribuir as partes dos arquivos que você está
baixando, e dá visibilidade ao diretório onde os arquivos são baixados
até que você os mova de lá, todo baixador é um distribuidor.

Depois de ler todas as mensagens e discussões nas threads originadas
após a notícia do processo do pratebay fiquei com a impressão de que
ninguém sabe o que está falando, só achando. Um fato é que, pelo
menos, as pessoas sabem diferenciar que faz download de uma obra
qualquer para uso próprio de quem o faz para comercializar para
terceiros.

Aliás, perguntando qualquer camelô de esquina onde ele obtém as cópias
ele dirá que comprou de um "distribuidor", e eu particularmente duvido
que este "distribuidor" seja alguém com banda larga que fique fuçando
redes P2P para obter as tais obras para fazer as matrizes e
redistribuir para que os camelôs de esquina as dupliquem e revendam em
suas bitacas. Isso é tarefa para quem está lá dentro das
gravadoras/editoras, portanto ao invés de ficar espraguejando quem usa
redes P2P a indústria deveria se preocupar é com seu processo fabril
burro e ineficaz.